PLANTA DE LAYOUT
MEMORIAL
Localizado na zona oeste de São Paulo, o Apartamento Tito e Betha foi imaginado como um acolhedor refúgio urbano, destinado a um casal e seus dois pets. O imóvel de cobertura passou por uma ampla revisão de layout e uma complexa reforma, que incluiu a demolição e construção de alvenarias, novas instalações hidráulicas e elétricas, novos revestimentos, iluminação, marcenaria e mobiliário.
A nova distribuição dos 120 m² da unidade buscou integrar totalmente sala de estar, cozinha e sala de TV, criando uma área social mais generosa, que também dialoga com a área externa: uma varanda “aberta” que recebe iluminação e ventilação natural durante boa parte do dia, permitindo acomodar um pequeno jardim, além do espaço para a churrasqueira. O novo arranjo espacial ainda abriga um lavabo, uma suíte, um dormitório, um banheiro e um escritório, conforme solicitação dos clientes.
A valorização de materiais naturais e a combinação de diversas texturas na cor branca definem a linguagem dos espaços internos, reforçando a sensação de amplitude e claridade, sem tornar os ambientes impessoais ou assépticos. As lajes e vigas do apartamento foram descascadas, expondo o concreto original do edifício, que, mesmo coberto por tinta branca, ainda ressalta sua textura única. O piso original foi removido e substituído por um material cimentício monolítico, um terrazzo de base clara com lascas de granito e mármore. Executado sem emendas ao longo de toda a área social do apartamento, essa solução reforça a continuidade desejada entre os espaços.
De maneira complementar, algumas paredes receberam um tratamento irregular no reboco, um processo manual que resulta em uma superfície ondulada e rústica, com destaque para os dois nichos em formato orgânico na sala de estar. Com o objetivo de ressaltar esses relevos e texturas, o projeto luminotécnico fez uso de trilhos suspensos, alternando focos de luz ora direcionados para o piso e as paredes, ora para o teto, criando um interessante jogo entre claro e escuro.
Em contraponto à cor branca predominante, elementos de tonalidade escura foram inseridos na composição: bancadas de pedra marrom, estantes de aço com pintura na cor corten, louças e metais na cor preta. O mobiliário agrega tons quentes, texturas de madeira, couro, formas orgânicas e rusticidade que, em harmonia com a seleção pessoal de quadros, livros, objetos e fotografias escolhidos pelos moradores, criam a sensação de acolhimento e conforto desejados.
O espaço da varanda foi concebido como um ambiente aberto e externo de fato, sem fechamentos verticais ou envidraçamentos. Um ambiente para receber pessoas queridas, fazer um bom churrasco, garantir o “banho de sol” dos cães. Em contraponto à palidez e à monotonia da paisagem urbana ao redor, o projeto priorizou o emprego de tons terrosos em diálogo com o paisagismo: no piso, cacos de cerâmica alaranjada; na parede, ladrilhos de cerâmica avermelhados. Acima, uma leve cobertura de vidro e alumínio, revestida por varas de raiz de eucalipto, garante o adequado sombreamento e proteção contra a chuva.
CRÉDITOS
Autoria: Guilherme Prado Zorzella
Colaboração: Carolina Melo
Tipologia: Reforma de apartamento
Localização: São Paulo, SP - Brasil
Área: 120m2
Ano de projeto: 2023 
Ano de conclusão da obra: 2025 
Execução: Papel Concreto, R&I Reformas e Construções
Fotografia: Miti Sameshima
Principais fornecedores:
Iluminação > Régia Iluminação
Louças e metais > Pingoo.casa
Marmoraria > Margran Mármores e Granitos 
Marcenaria > Max Leão Marcenaria
Revestimentos > Portobello, Pasinato
Serralheria > Forchela
Vidraçaria > Metal Nobre
Back to Top